sexta-feira, 3 de maio de 2013

Receita: Sopa de repolho!


Oi pessoas!
Bem, ainda não fui a endocrinologista. Minha consulta é só dia 06/05 (Ansiosa). Tem alguns meses que não a consulto e sei que vou levar a maior bronca. Durante um tempo eu consegui seguir o programa alimentar dela, mas, daí veio o período de festas de fim de ano, o carnaval e eu acabei engordando tudo de novo (falta de comprometimento).
Em dois meses de R.A (Reeducação alimentar) e E.F (Exercício físico, moderado, pois não fui a um cardio) eu cheguei a perder 8 quilos, se eu tivesse dado continuidade eu teria eliminado cerca de 20 quilos!
Em fim, como eu estou muito ansiosa pela minha primeira consulta, estou tentando não descontar na comida. Tenho buscado nas minhas anotações (Das consultas anteriores) dicas importantes que eu possa por em prática, coisas que eu já tenha feito e que tenha obtido sucesso e etc.
Lembro-me da Doutora ter me dito que não passar fome seria fundamental, que além dos alimentos sólidos com as vitaminas essenciais para o meu corpo, eu poderia recorrer às sopas e chás, sopas de pacotinho ela não foi contra, porém me pediu preferência pelas feitas em casa, dessa forma fresca, sem conservantes e sem muito sódio (sal) uma vez que eu posso controlar a quantidade na hora do preparo.
Pesquisei algumas e decidi pela de repolho. Pega ai a receita!

SOPA DE REPOLHO
Futuramente farei um post sobre seus benefícios

Ingredientes:
1 litro d’água (mínimo)
1 repolho grande (O roxo é muito bom).
2 cenouras grandes.
250 grs. de ervilha torta.
250 grs. de vagem.
2 tomates.
1 cebola grande.
1 pimentão .
4 dentes de alho (amassados/picados).
Azeite.
1 pct. De creme de cebola.
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Lave todos os legumes, corte-os em cubos pequenos e reserve.
Numa panela ou caldeirão doure o alho no azeite, jogue os legumes, temperos incluindo o sal a gosto e o pacote de creme de cebola e refogue por cinco minutos.
Quando estiver bem refogado e o repolho meio murcho, acrescente água, o tanto que quiser (depende da consistência que deseja, não muito, pois os legumes já possuem em sua composição bastante agua).
Em fogo médio deixe cozinhar por 30 minutos mexendo sempre para não agarrar no fundo.

DICA:
Gengibre; você pode adicionar alguns pedacinhos durante o cozimento, não muito! Pois ele tem certo ardor, mas é um ótimo termogênico.

Mais temperos; Salsinha, cebolinha, cheiro verde, pimentas... Incremente, use e abuse!

Liquidificador; pode processar a sopa se desejar.

OBS:
É uma sopa leve, com baixo teor calórico e bem nutritivo, não sei informar a qtde de calorias por porção, essa receita.
Rende uma caldeirada boa e que dura uma semana, pode facilmente substituir o jantar.

Comenta aí!
“Eu quero, eu posso, eu vou conseguir”
Bjs.

0 comentários: