segunda-feira, 3 de junho de 2013

Receita! Pirão de peixe com flocos de aveia

A receitinha que prometi do pirão de peixe com flocos de aveia que comi no feriadão.
Super nutritivo e por isso vale apena fazer e substituir aquele pirão tradicional com farinha de mandioca...antes vamos as propriedades da aveia.

Aveia é um cereal que possui um alto valor de nutrição, é rica em fibras, vitaminas, ácidos graxos, minerais e proteínas. É considerada um alimento funcional que se consumida diariamente é capaz de prevenir e dependendo até tratar doenças como hipertensão, diabetes, câncer de intestino, colesterol ruim alto e obesidade. A aveia em flocos é rica em beta-glucanas que é um tipo de fibra solúvel que também é encontrada na soja, trazendo maravilhas para a manutenção da nossa saúde. A beta-glucana presente na aveia retarda o esvaziamento gástrico e ainda promove uma saciedade maior, fornecendo assim um melhor funcionamento do intestino. Consumir aveia é ideal para quem precisa fazer dietas.
Aveia em flocos controla a glicemia (que é o açúcar presente no sangue), melhora a circulação sanguínea, inibindo a absorção da gordura no sangue (colesterol ruim). Consumir aveia em flocos todos os dias diminui a formação de placas de gordura nas veias, que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reconheceu os benefícios da beta-glucana na absorção de colesterol. Não adianta consumir aveia se a dieta não equilibrada e saudável. O consumo da aveia só traz benefícios se estiver relacionado a uma alimentação saudável e com hábitos alimentares e de vida saudáveis.
A aveia não é só encontrada em flocos finos ou grossos, em farinha e farelo também, porém o farelo é mais rico e nutritivo em beta-glucana do que a aveia em flocos.
O recomendado é consumir diariamente três gramas de beta-glucana de aveia por dia. Três gramas de beta-glucana equivalem a três colheres (40 g) de farelo de aveia, ou então quatro colheres (60 g) de farinha de aveia.
O gosto da aveia não é muito saboroso, porém se você pretende incluir esse cereal na sua alimentação diária, é possível incrementar pães, biscoitos, bolos, mingaus, frutas, iogurtes, sopas, vitaminas entre outros. Consumir aveia significa consumir saúde. Mas não se engane, procure prestar atenção no valor calórico que a aveia proporciona. Consumir a quantidade necessária equivale à energia de dois pães francês, seis colheres de sopa de arroz ou seis bolachas salgadas. Em função disso é preferível fazer substituições, reduzindo os carboidratos ao longo do dia para incluir a aveia.

FONTE: aqui

Esse fui eu quem fez

Ingredientes:
1 filé de peixe (ou qualquer outro peixe, eu gosto do filé pq cozinha rápido)
3 colheres de sopa de flocos de aveia.
1/2 cebola
1/2 tomate
1/2 pimentão
2 galhos de coentro
2 galhos de cheiro verde
2 dentes de alho
Azeite
400 ml Água
Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa panela refogue no azeite o alho, cebola, tomate, pimentão e sal, por cerca de 5 minutos adicionando água para não queimar.
Quando o refogado estiver pronto, adicione o peixe, o coentro e o cheiro verde, ponha o restante da água e deixe em fogo médio por mais 5 minutos ou até quando o peixe estiver desmanchando.
Feito isso, adicione a aveia, misture bem, e deixe cozinhar até a aveia ficar macia, mais ou menos 5 minutos.

Tempo de preparo: 15 minutos
Calorias: Desconhecida, porém é saudável.
Porções: 2







1 comentários:

Unknown disse...

Pessoal os 400 ml de água é indicado pq ela evapora ao longo do cozimento.